terça-feira, 30 de setembro de 2014

É GRAVE A CRISE! NO MEGA-PORTO DA BAHIA! Depois de 4 anos de rame-rame do Ibama, nasce o terceiro maior porto do Brasil!

Um dos terminais escoará minério de ferro que virá de Caitité (BA) pela ferrovia Oeste-Leste

Paulo Henrique Amorim entrevistou Eracy Lafuente, coordenador de políticas de infraestrutura na Casa Civil do Governo da Bahia.

O tema foi o Porto Sul da Bahia, em Ilhéus, que obteve a autorização do IBAMA para ser construído, depois de quatro anos de rame-rame (leia “em tempo”).

A licença de instalação do órgão ambiental foi dada na sexta-feira (19/09) e divulgada na segunda-feira (22) .

A previsão de investimentos imediatos é de R$ 2,2 bilhões em dois grandes terminais portuários de uso privado.
A entrevista também está disponível em áudio:


PHA: O que significa esse projeto ?

ERACY LAFUENTE: Recebemos a notícia da licença prévia do IBAMA para a construção de dois terminais privados. Um terminal exclusivo de minério de ferro, da Bahia Mineração (Bamin), que tem uma portaria de lavra para explorar algo em torno de 20 a 25 milhões de toneladas/ano de minério de ferro. E um outro terminal que é de uma zona de apoio logístico, que terá condições de armazenar outros minérios, bem como soja, milho e líquidos.


Ainda estamos importando, para essa atividade de instalação, um terminal para cargas em geral, como containers. Isso, ao todo, dá R$ 2,2 bilhões em uma primeira fase. Ao longo de 25 anos, em termos de instalação física, nós queremos chegar a R$ 5,6 bilhões de reais (de investimentos).



PHA: Esse porto será qual do Brasil, em tamanho?

ERACY: Hoje, se tivesse com essa carga estimada de 100 milhões de toneladas/ano, ele estaria entre os três maiores do país. (Só Santos (SP) e Tubarão – no Espírito Santo – serão maiores que ele.)

Ponte de 3,5 km ligará a parte terrestre ao píer de atracação, que terá dois terminais

PHA: Esse porto se imbrica com a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste). Eu pergunto: com essa mudança de localização, que por determinação do IBAMA saiu da Ponta da Tulha, ao sul de Ilhéus, para Aritaguá, mais ao norte, implica em quê em relação à produtividade e à qualidade do projeto?

ERACY: Do ponto de vista do IBAMA, nós modificamos o projeto para 4 Km ao sul, muito próximo da linha de chegada. Do ponto de vista da Fiol, não há problema nenhum. Nós já acertamos, conservamos e estamos planejando tanto o pátio de manobra externa como a ligação e a chegada em via-dupla da ferrovia até aos dois terminais. Elas já estão em projeto para execução pela VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A (empresa pública, sob a forma de sociedade por ações, vinculada ao Ministério dos Transportes). É um projeto de 1.500 km até Tocantins a que a Bamin dará viabilidade, de Caetité até Ilhéus pelo terminal de ferro.


Além disso, estamos projetando para que, no entrocamento de Guanambi, no futuro, a ferrovia de Belo Horizonte a Salvador leve a carga de minério de ferro de Minas Gerais até o Porto de Ilhéus.


Eu já estou em discussão para fazermos a interligação também com a Fico (Ferrovia Integração Centro-Oeste), que vai de Lucas do Rio Verde (MT) a Uruaçu (GO). Para que de Uruaçu vá até a região de Correntina (BA) e São Desidério (BA), também entrocando essa carga de graneis agrícolas até o Porto de Ilhéus.


PHA: Quer dizer que o Porto Sul da Bahia poderá ser um escoadouro de produção inclusive do Centro-Oeste de grãos e de minérios provenientes de Minas Gerais  ?

ERACY: Isso. Estamos planejando para que ele seja um porto de grande sucesso, de grande movimentação. Para você ter uma ideia, nós já temos os contratos de adesão da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) conforme a nova Lei de Portos da Presidenta Dilma.


(Aquela que o Dudu da Bláblá, o Pauzinho do Dantas, o Eduardo Cunha e o Dantas não queriam deixar passar. Foi o que motivou aquele célebre discurso do Garotinho na Câmara sobre a “Emenda Tio Patinhas”. – PHA)

Então, ele é um arranjo que não se confunde nem com a concessão e nem com o arrendamento. São terminais privados em que a iniciativa privada investe esse volume extraordinário e o Estado apenas planeja e não tem a obrigação de ressarcir o investidor privado.


PHA: Então, é um formato novo ?

ERACY: É um formato novo. Nós alavancamos com um projeto de uma grande exploração de minério de ferro, compartilhamos investimentos em que a gente seleciona investidores privados através de sua detenção de carga ou através de sua operação com contratos de cargas de terceiros. O que está em discussão não é outorga, não é arrendamento, é desenvolvimento da capacidade do potencial de mineração e de granel agrícola.


Vista panorâmica da parte terrestre do Porto-Sul



PHA: Quem é a Bamin ?

ERACY: É a Bahia Mineração, que os antigos acionistas eram a Pramord Agarwal e hoje está, na sua maioria, com um grupo de investidores do Cazaquistão que já tem experiência em exploração de minério de ferro e de outros minérios.



PHA: Qual foi o atraso provocado por esses quatro anos de exame do IBAMA ? Quanto custou isso ao projeto?

ERACY: Ele custa um tempo de amadurecimento. O que tentamos é recuperar o tempo da relação da construção da Fiol e a operação do terminal que se encontra na sua ponta. Esse tempo é que buscamos, com todo cuidado ambiental, para desenvolver o cinturão do minério de ferro que existe na Bahia. Isso vai desenvolver o semiárido baiano em condições extraordinárias.


PHA: Quando começam as obras?

ERACY: Queremos terminar todos os projetos, já contratar os consultores, os geólogos, os da atividade social, o engenheiro florestal, para começar os dados preliminares de supressão, de resgate, de reflorestamento, para que ao longo do tempo nós possamos avançar na atividade física de terraplanagem e começar os destacamentos da atividade da ponte, que sai da praia com um prolongamento de 3,5 km de distância para chegar até o quebra-mar e os berços de atracação.


PHA: Você prevê o inicio da primeira obra física da construção do Porto…

ERACY: Final deste ano nós iremos começar e já ter a atividade logística para a produção da engenharia tipo marítima. E com mais força no inicio de 2015.


Terminais escoarão minério de ferro e produtos agrícolas


PHA: Então será Santos, Tubarão e Porto Sul da Bahia ?

ERACY: Isso. Nós queremos sempre estar na ponta. Vamos fazer de tudo para que esse projeto possa estar na ponta do ranking.


PHA: Não existe projeto de fazer em torno do Porto Sul um parque de instalações industriais como foi feito em Suape (PE)?

ERACY: A partir das instalações de armazenamento, outras áreas um pouco mais a Oeste, 5 a 10 km, terão as ligações da Fiol e da BR- 262, bem como a BR 101 e BR 116, que corta o Norte e Sul e Sul e Norte. Isso criará uma viabilidade logística para atração de outras atividades, como a indústria em Suape (PE).


Aqui é diferente. A zona portuária vai ser mais uma atividade de armazenamento, na parte mais afastada sem nenhum prejuízo de logística. Porque, diferente de Suape, nós temos uma ferrovia com pátios de manobra, (que criarão) potencial ao longo da distribuição do território baiano de novos investimentos industriais.



Em tempo: imagine o amigo navegante, o custo desse ramerrame no Ibama ! Não deixe de ler “Bláblárina tem um encontro marca com um tribunal da História por causa do ramerrame que levou ao crime das usinas a fio d’água.PHA

Em tempo2:
 entre as medidas institucionais do segundo mandato da Dilma, além da Ley de Medios que já anunciou deveria constar uma radical redefinição do ramerrame do Ibama, um órgão roda-presa, a serviço de interesses não- nacionais. PHA

Campanha tenta estimular uso do cinto de segurança em ônibus rodoviários

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Ônibus rodoviário. Apenas 2% dos passageiros têm o hábito de usar cinto de segurança. Campanha quer conscientizar sobre a necessidade da prática para evitar que os acidentes com ônibus tenham consequencias mais graves. Foto: Adamo Bazani.
Campanha tenta estimular uso de cinto de segurança em ônibus rodoviários
Ações ocorrem no Terminal Rodoviário do Tietê e no Novo Rio, por onde passam 200 mil passageiros por dia
ADAMO BAZANI – CBN
Se o brasileiro, por consciência ou por causa da multa, já usa com frequencia o cinto de segurança nos carros de passeio, em especial nos bancos da frente, dentro dos ônibus rodoviários a prática ainda é quase inexistente.
De acordo com estimativas da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, apenas 2% dos passageiros de ônibus rodoviários em todo o país usam o dispositivo.
O cinto de segurança comprovadamente pode evitar o agravamento de lesões, em caso de colisões sem gravidade, e até salvar vidas em acidentes piores, como tombamento dos ônibus.
Para tentar estimular o uso dos cintos de segurança nos transportes rodoviários, o Programa Estrada Sustentável, iniciado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em junho de 2012, lançou nesta sexta-feira, dia 26 de setembro de 2014, a campanha “Vou de Cinto”.
A campanha vai até o dia 31 de outubro e conta com apresentações teatrais rápidas e distribuição de folhetos informativos.
As ações ocorrem no terminal Rodoviário Novo Rio e no Terminal Rodoviário do Tietê por onde passam diariamente 200 mil passageiros em média.
Um dos objetivos da campanha é mostrar ao passageiro a necessidade de usar o cinto durante toda a viagem.
Algumas pessoas têm o hábito de afivelar o dispositivo logo após a orientação do motorista, mas durante o trajeto soltam o cinto.
As companhias de ônibus também devem ser fiscalizadas pela ANTT que deve verificar se os funcionários realmente orientam os passageiros.

Ônibus não vão mais aceitar dinheiro em Ribeirão Preto

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A partir desta quarta-feira, dia 1º de outubro, não será mais possível pagar as tarifas de ônibus em Ribeirão Preto com dinheiro.
Ônibus não vão mais aceitar dinheiro em Ribeirão Preto
Medida vale a partir desta quarta-feira. Filas para passageiros adquirirem cartão-transporte geraram espera de quase duas horas
ADAMO BAZANI – CBN
A partir desta quarta-feira, dia 1º de outubro de 2014, não será mais possível pagar as passagens de ônibus municipais com dinheiro em Ribeirão Preto, no Interior de São Paulo.
O passageiro deve obrigatoriamente ter um cartão eletrônico.
Os cartões são destinados a diversos públicos:
– Cartão Empresarial, para pessoas que fazem deslocamentos a serviço para empresas e estabelecimentos comerciais.
– Cartão Especial: para pessoas com algum tipo de deficiência e que contam com gratuidade
– Cartão Especial com Acompanhante: para pessoas com algum tipo de deficiência que possuam acompanhantes fixos nos deslocamentos
– Cartão Estudante: que dá desconto de 50% na passagem de ônibus para estudantes do ensino regular ou de cursos reconhecidos pelo MEC.
– Cartão Estudante Gratuito: que, dependendo da renda da família do estudante, dá isenção total na tarifa
– Cartão Senior: para idosos com direito a gratuidade.
– Cartão Vale-Transporte: cujas passagens são pagas pelas empresas empregadoras, com participação do trabalhador de acordo com a lei federal.
– Cartão Cidadão: para os moradores de Ribeirão Preto e região que não se enquadram nas outras categorias.
– Cartão Expresso: feito para ser carregado com poucas viagens e que pode ser adquirido nos 20 terminais de autoatendimento de Ribeirão Preto. O bilhete é destinado para passageiros eventuais, que não usam constantemente o transporte coletivo.
As filas nos postos volantes para a confecção dos cartões geraram uma espera de quase duas horas.
O passageiro, para evitar este transtorno, pode fazer a solicitação dos cartões pela internet.
São dois endereços: http://www.portalcidadao.com.br ouhttp://www.nossoritmoribeirao.com.br
Após o cadastro, o cartão vai ser enviado à casa do passageiro pela Empresa de Correios e Telégrafos em três dias úteis. Junto virá um folheto com explicações de como o passageiro pode desbloquear o cartão.
O total de postos de recarga foi ampliado de 250 para cerca de 400. Os endereços podem também ser conferidos no site: o site http://www.ritmoribeirao.com.br pelo ícone Postos de Recarga / Rede Ponto Certo.
O Consórcio Pró-Urbano e a Transerp, que é a autarquia que gerencia os transportes em Ribeirão Preto, também criaram uma promoção: “Recarregou, Ganhou”. A cada dez viagens compradas, o passageiro ganha uma viagem gratuita que pode ser usada aos domingos.

Metrô do Recife podem entrar em greve por tempo indeterminado

Os metroviários podem realizar uma paralisação por tempo indeterminado. O indicativo de greve será votado na assembleia da categoria, marcada para as 15h desta terça-feira, na Estação Recife. De acordo com o diretor de Saúde dos Trabalhadores, Carlos Mota, as principais propostas da categoria são iniciar operação padrão, seguindo restritamente os mandamentos legais nos quesitos de operações de equipamentos, procedimentos operacionais e segurança própria e paralisação por tempo indeterminado.

No dia 17 de setembro, o Sindmetro Pernambuco realizou duas reuniões para discutir a falta de segurança no sistema após o cancelamento do contrato do serviço de vigilâcia nas estações. Na ocasião, os sindicalistas convocaram a classe para definir uma mobilização.

O Sindmetro protocolou denúncias específicas sobre a questão da insegurança no Ministério das Cidades, Ministério do Planejamento, Secretaria da Presidência da República, Casa Civil, Ministério Público, Senado Federal. Os trabalhadores se queixam que estações são invadidas, assaltadas e depredadas, pondo em risco a vida dos metroviários e usuários. Ainda segundo os sindicalistas, representantes da CBTU/Metrorec prometeram, no primeiro semestre, um aumento de 25% nos contratos de segurança.

Informações: Diário de Pernambuco

Ônibus brasileiros abrem as portas para o transporte de bicicletas comuns

Rio - Saltar no ponto e pedalar até o local de trabalho ou residência já começa a ser possível. Em São Paulo, ônibus com suportes para acomodar bicicletas já circulam pela cidade. Os testes começaram em dois superarticulados da linha 175T/10 (Metrô Santana - Metrô Jabaquara), porém, inicialmente aos sábados (após às 15h), domingos e feriados (o dia todo).

De acordo com a SPTrans (empresa responsável pelo transporte público na capital paulista), a escolha foi para atender principalmente usuários com destino aos parques da cidade. Embora a Prefeitura de São Paulo esteja em plena ampliação de ciclovias pela cidade, ainda não há previsão para aumentar a frota adaptada para o transporte das magrelas. Ainda segundo o órgão, o suporte ocupa lugar de dois assentos comuns e não atrapalha a circulação das pessoas dentro do coletivo.

Na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, e em parte da Europa também há sistemas que permitem os passageiros transportarem as bicicletas nos ônibus. Entretanto, há diferenças dentre os aparatos. Alguns deles foram instalados no lado externo. Enquanto a cidade de Minneapolis, nos EUA, adota o modelo interno, onde o equipamento fica preso a uma estrutura metálica, na horizontal, no município de Chicago, os coletivos possuem um rack na parte frontal do ônibus, junto ao parabrisa, do lado de fora do veículo.

Informações: O Dia

Linha 4-Amarela: a salvação da Rebouças

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Com seis estações em funcionamento, a Linha 4-Amarela do Metrô vai ganhar mais três paradas nos próximos meses. Após seguidos adiamentos, a última previsão do governo estadual é de que Fradique Coutinho seja entregue em outubro, Oscar Freire até o final do ano e Higienópolis-Mackenzie até março de 2015.
Utilizada por milhares de passageiros diariamente, a linha não resolve, mas ameniza o sofrimento de quem passa por um dos corredores mais congestionados da zona oeste. Se você mora ou tem amigos em bairros como Butantã, Pinheiros ou mesmo na cidade de Taboão da Serra, certamente já ouviu palavras pouco carinhosas, usadas para descrever o caminho composto pelas avenidas Professor Francisco Morato, Eusébio Matoso, Rebouças e Consolação.
Para o passageiro do transporte público, a situação começou a melhorar em 2004, quando foi inaugurado o corredor de ônibus nesse trajeto. Depois disso, já nessa década, vieram as primeiras inaugurações da Linha Amarela, que permitiram por exemplo sair do Butantã e chegar à Avenida Paulista em cerca de seis minutos.
A nova linha é um bom exemplo de impacto direto na vida das pessoas a partir do investimento em transporte público. Espera-se impacto semelhante em regiões importantes da zona sul, como Santo Amaro, Moema e Vila Mariana, quando a Linha 5-Lilás for concluída, ligando o Capão Redondo a Santa Cruz e Chácara Klabin.
Enquanto as novas linhas e estações não vêm, cada região de São Paulo tem suas campeãs de reclamações.
Na zona leste, a famigerada Radial, além da Aricanduva, Sapopemba e Salim Farah Maluf estão entre as mais “malditas”. Na zona sul, Estrada do M’Boi Mirim, Giovanni Gronchi e João Dias são algumas das menos queridas. Na zona norte, Inajar de Souza, Edgar Facó e Engenheiro Caetano Álvares são exemplos de caminhos a serem evitados.
Passar de ônibus por um desses corredores e ver os carros “estacionados” ao lado leva, ou deveria levar, motoristas a refletir sobre suas escolhas na cidade. Não adianta xingar, maldizer e bater o pé para a avenida em seu caminho, enquanto se colabora para o caos dentro de um carro, geralmente sozinho.
A Geni de Chico Buarque será menos maldita somente quando a cidade for mais civilizada e solidária:
“… E é por isso que a cidade
Vive sempre a repetir:
Joga pedra na Geni!
Joga pedra na Geni!
Ela é feita pra apanhar
Ela é boa de cuspir
Ela dá pra qualquer um
Maldita Geni!”
(Trecho de “Geni e o Zepelim”, lançada por Chico Buarque em 1978)


8 motivos para São Paulo investir em corredores de ônibus

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Não existe um modal que seja a solução absoluta para a Mobilidade Urbana. O Metrô e o Trem são sem sombra de dúvidas eixos de transportes rápidos, e que possuem melhores índices de satisfação por parte do passageiro, graças a eficiência no transporte sobre trilhos. Mas, convenhamos que é uma ilusão achar toda a cidade de São Paulo será cortada por tuneis metroviários a curto ou médio prazo. As obras são caras, complicadas do ponto de vista de instalação, e esbarra na burocracia governamental, além de demandar tempo para implantação. A linha 4 amarela, por exemplo, está em obras a 10 anos, e ainda não teve todos seus 12 km de extensão entregues.
Enquanto novas ligações sobre trilhos não são inauguradas, os corredores de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit) podem e devem ajudar na mobilidade da maior capital brasileira. Listamos aqui alguns motivos que pontuam a afirmação do título desta postagem:
1- Baixo custo
De acordo com estudo de Peter Alouche, o custo do BRT é de R$ 30 milhões por quilômetro.
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2- Capacidade de transporte
O BRT da cidade de Bogotá, na Colômbia transporta 35 mil passageiros por hora/sentido. Cada ônibus pode carregar até 270 passageiros por veículo (biarticulado).
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3- Menos carros nas ruas
Com um BRT bem estruturado com regularidade nos horários nos coletivos, pagamento de tarifa nas estações, e pontos de ultrapassagem dos veículos, a estrutura pode tornar a viagem mais vantajosa e atrair o motorista do carro.
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4- Modais não poluentes
Eixos de transportes servidos por ônibus podem ser dotados de tecnologias não poluentes. Existem algumas soluções em ampliação, como o ônibus híbrido, a gás, a hidrogênio, todos estes que vem sendo testados em muitas partes do mundo. Outra solução que já tem sua eficacia comprovada é o sistema trólebus, a exemplo do corredor São Mateus – Jabaquara.
Imagem do site "Tudo de Ônibus"
Imagem do site “Tudo de Ônibus”
5- Valorização do entorno
Um projeto bem feito sendo harmonioso com o entorno ao longo do BRT pode propiciar valorização do espaço público. No corredor São Mateus-Jabaquara, após uma revitalização paisagística, novas iluminações e constantes melhorias desde 1988, quando foi inaugurado, houve uma valorização dos imóveis e possibilitou maior movimentação nos estabelecimentos comerciais locais.
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6- Reorganização do sistema de ônibus
Para uma melhor operação no corredor de ônibus é preciso uma reorganização das linhas que atendem ao eixo por onde será implantado o BRT, evitando sobreposições. Na pratica é segregar as demandas dos bairros em veículos menores, estes que por sua vez alimentam terminais de integração nas pontas do corredor.
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7- Maior regularidade nos horários dos ônibus
Uma das maiores queixas por parte dos passageiros paulistanos é sobre a demora dos ônibus. Por outro lado as empresas atribuem esta lentidão a fatores externos, como o trânsito. Em corredores exclusivos, os veículos sofrem pouca interferência, uma vez que são segregados.
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8- Tecnologia Brasileira
O Brasil possuí parque industrial para o fornecimento de equipamentos necessários na construção de BRT’s, desde obras civis até os veículos. Na verdade, nosso país esteve na vanguarda na criação de corredores de ônibus na cidade de Curitiba.
Ônibus ligeirão. Curitiba, 07/05/2011 Foto: Pedro Ribas

Extremo Sul de São Paulo ganha nova ciclovia

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A prefeitura de São Paulo entregou nesta segunda-feira (29) na região da Estrada do M’Boi Mirim, no extremo sul da cidade, uma ciclovia com 700 metros de extensão instalada ao lado do passeio da Avenida Luiz Gushiken. Durante o evento, o prefeito Fernando Haddad afirmou que existe um grande esforço da administração municipal em melhorar as condições dos moradores da região sul da cidade. Segundo ele, a construção dessa nova via aliará o trânsito local e oferecerá mais conforto aos usuários do transporte coletivo.
O prefeito afirmou também que além da nova avenida, foi criado um espaço exclusivo para a circulação dos ônibus.
Com a entrega da Ciclovia, São Paulo passa a ter quase 144 km de vias para as bikes, e subiu no ranking das cidades com maiores quilometragens de vias destinadas para as bikes. Passamos a Argentina! Confira aqui 
O mapa da CET com as ciclovias está disponível aqui.

Impasse entre Governos Estadual e Federal atrasa trem regional

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A promessa da retomada dos trens regionais em São Paulo terá que ser um pouco mais adiada devido a um impasse entre os governos estadual e federal:
“O prazo ficou indefinido e a pasta (de Transportes) não resolve. Houve troca de dois ministros, o que também complica a situação”, afirmou o Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. No mês de Junho, a presidente Dilma Rousseff trocou o comando do Ministério dos Transportes. O então ministro, César Borges, foi substituído por Paulo Sérgio Passos, que já havia sido ministro da área e presidia, na época, a Empresa de Planejamento e Logística.
Já o ministério informou, por meio de uma nota que “o assunto está em análise na área técnica do Ministério dos Transportes”. A pasta não informou detalhes do processo.
Trajeto
Segundo projeções da Secretaria de Transportes Metropolitanos, o traçado do trem regional deve seguir pelo leito de circulação da velha malha da São Paulo Railway e da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, fundadas no século 19, e onde hoje operam serviços de carga das empresas de logística ALL e MRS.
As seguintes estações devem compor esta primeira ligação ferroviária: Água Branca, Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos, Campinas, Sumaré, Nova Odessa e Americana. Deverão ter dois tipos de viagem: a expressa, com paradas nas cidades de Americana, Campinas, Jundiaí e São Paulo, e a paradoura.

“Momento não era adequado” diz Dilma sobre Trem Bala

Shinkansen – Trem bala
Shinkansen – Trem bala

Promessa de campanha da atual presidente da República e candidata a reeleição Dilma Rousseff , o trem bala não saiu do papel. Porém, sem dar prazos, Dilma defendeu o projeto.
Na semana passada a presidente afirmou que o projeto de construção do trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo ainda tem condições de ser desenvolvido pelo governo, e que não teve prosseguimento porque o “momento não era adequado” em virtude da crise do euro e não havia a competição necessária.
“Preferimos adiar o processo, deixamos as coisas ficarem mais fáceis internacionalmente”, afirmou. A presidente afirmou que seria uma “temeridade” levar o processo adiante naquele momento. Nas palavras de Dilma, o Brasil precisa do modal para propiciar uma diminuição da pressão sobre as grandes cidades e permitir que a população more em municípios onde o preço da terra mais barato. “O trem-bala é para resolver uma questão urbana. Há imensa concentração de população entre São Paulo e o Rio de Janeiro”, afirmou.
O projeto nasceu na década passada para atender a demanda de torcedores da copa do mundo.

Metrô assina expansão da Linha 2-Verde rumo a Guarulhos

O Metrô de São Paulo assinou nesta quinta-feira (25) os contratos de Expansão da Linha 2-Verde rumo a Guarulhos. De acordo com informações do Jornal Metrô News, a primeira ordem de serviço deve ser emitida em 30 dias. A obra é orçada em R$ 6,7 bilhões divididos entre os governos estadual e federal.
A linha que sai da Vila Madalena, passa pela Paulista e hoje para na Vila Prudente, vai ganhar mais 14,5 km e 13 estações rumo a Guarulhos, nas imediações do Shopping Internacional. A extensão da linha verde deve cruzar bairros como o Tatuapé, Vila Formosa, Penha passando pelas linhas 3-Vermelha e 11-Coral, transpor o Rio Tietê, chegando em Guarulhos.
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Para atender a demanda serão comprados 35 novos trens. Segundo estimativa do Metrô, as composições devem percorrer todo o trajeto entre Dutra e Vila Madalena em 47 minutos, contra os 145 minutos feitos nos dias atuais.
A obra deve contar com dois Shields, popularmente conhecidos como tatuzões, que vão escavar parte do trajeto. Em outros trechos será usado o método de escavação manual conhecido como NATM. Os diferentes métodos são usados com base em diversos fatores, como por exemplo o solo.
A construção foi dividido em 8 lotes, sendo que todos eles devem trabalhar simultaneamente. A previsão de entrega é para 2018.
Com as informações de Metrô News | Colaborou: Juliano Jorge

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30/04/14 - Itu vira um "barril de pólvora" por causa da falta d'água e moradores põem fogo em caçambas



FALTA DE PLANEJAMENTO E "ESPERTEZA" DO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN QUE, PENSANDO APENAS EM SUA REELEIÇÃO NÃO ADOTOU MEDIDAS CORRETAS PARA MINIMIZAR A FALTA DE ÁGUA NO ESTADO DE SP HÁ MAIS DE 9 MESES, PODE LEVAR CIDADES PAULISTAS AO COLAPSO NAS PRÓXIMAS SEMANAS

FALTA D'ÁGUA EM ITU (SP) REVOLTA POPULAÇÃO E TORNA A CIDADE UM "BARRIL DE PÓLVORA"

"QUEREMOS ÁGUA!", ESTE GRITO PODE SE REPETIR EM OUTRAS CIDADES APÓS AS ELEIÇÕES
Folha
Após horas de protesto, moradores ateiam fogo em caçambas em Itu (SP)
Mais de quatro horas após o início de um protesto de moradores contra a falta de água em Itu (a 101 km de São Paulo), manifestantes atearam fogo em caçambas nas ruas do centro histórico da cidade.
Com isso, a polícia deteve sete pessoas sob suspeita de participarem do incendiar das caçambas, sendo que quatro delas são menores de idade. Todos eles foram encaminhados à delegacia.
O protesto começou por volta das 16h em frente à prefeitura. Uma comissão foi recebida na sede da administração municipal pelo porta-voz do comitê montado para monitorar a crise hídrica na cidade, Marco Antônio Augusto.
Por volta de 19h15, parte dos manifestantes se reuniu diante do condomínio onde mora o prefeito da cidade, Antônio Tuíze (PSD), que estava na capital paulista.
Eles chegaram a forçar o portão de entrada, gritando: "Queremos água!" A polícia acompanhou todo o protesto

Bom Dia, SP - 30/09/2014
Vídeo: Moradores de Itu (SP) voltam a protestar contra falta de água

G1 / Jundiaí 
Após protesto pacífico, vândalos promovem tumulto pelas ruas de Itu
Grupo chegou a virar caçambas e atear fogo em lixeiras. 
Dois rapazes que incitavam a violência foi detidos pela polícia

ALCKMIN PODE TER COMETIDO ATO DE IMPROBIDADE POR OMISSÃO E SER RESPONSABILIZADO PELO COLAPSO DO SISTEMA CANTAREIRA

DE ACORDO COM A FOLHA, RACIONAMENTO EM SP - PROPOSTO ANTERIORMENTE PELA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS EM JANEIRO DE 2014 E NÃO ACEITO POR ALCKMIN -, SÓ SERÁ CONCRETIZADO APÓS SUA REELEIÇÃO
Folha
Plano prevê interrupção diária de retirada de água no sistema Cantareira
Um plano para lidar com a crise hídrica em São Paulo, a ser discutido nesta semana, prevê a restrição e até a interrupção diária da captação de água no sistema Cantareira, que enfrenta sua maior seca.
Para especialistas, se posta em prática, a estratégia poderá implicar a adoção de um racionamento na Grande São Paulo pouco depois das eleições do próximo domingo (5).
O plano está descrito em um documento timbrado com as logomarcas do departamento estadual de águas (DAEE) e da agência federal que regula o uso de recursos hídricos no país (ANA).
Procurado pela Folha, o órgão paulista não nega a autenticidade do documento, mas atribui a autoria da proposta à agência federal. A ANA afirma que a estratégia foi elaborada em conjunto.

LEMBRANDO: ANA PROPÔS RACIONAMENTO DE ÁGUA EM SP NO INÍCIO DO ANO, QUE FOI DESCARTADO POR ALCKMIN, O "POLÍTICO ESPERTO"
Estadão - 08/04/2014
ANA recomendou em janeiro racionamento de água em SP
A Agência Nacional de Águas (ANA) recomendou em janeiro deste ano a adoção de racionamento em São Paulo para evitar um colapso no Sistema Cantareira. É o que
informa um boletim de monitoramento divulgado nesta terça-feira, 8, pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. De acordo com o documento assinado pela promotora Alexandra Faccioli Martins, o boletim refere-se às condições dos reservatórios do Sistema Cantareira e informa que "foi realizado ajuste na vazão limite de retirada para atender plenamente a prioridade 1". Na observação, destaca a promotora, consta a palavra "racionamento" em vermelho

ALÉM DE CRIMES AMBIENTAIS PREJUDICANDO SISTEMA CANTAREIRA, RESULTADO DA OMISSÃO DA FISCALIZAÇÃO DA CETESB -  EMPRESA DE ECONOMIA MISTA SOB COMANDO DO GOVERNO ALCKMIN -, OLARIAS  DA REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA (SP)  EXPLORAM TRABALHO DE ADOLESCENTES EM CONDIÇÕES PERIGOSAS E INSALUBRES
Viomundo
Luiz Malavolta: Mais uma explicação para a falta d’água em SP
Veja vídeo da TV Record 
http://www.viomundo.com.br/denuncias/luiz-malavolta-mais-uma-explicacao-para-falta-dagua-em-sp.html

MUDANÇA DE HÁBITO POR CAUSA DA FALTA D'ÁGUA
JN - 29/09/2014
Desabastecimento de água muda hábitos até na hora de lavar roupa em SP

ELEIÇÕES 2014

MARINA SIMPLESMENTE DESPIROCOU AO NÃO ASSUMIR QUE MENTIU SOBRE VOTAÇÃO DA CPMF
Folha
Alvo do PT, Marina se contradiz sobre CPMF
Alvo de acusação do PT de que mentiu sobre seu passado legislativo, Marina Silva (PSB) apresentou versões contraditórias a respeito de sua participação nas votações relativas à CPMF, o chamado "imposto do cheque", que vigorou no Brasil do início dos anos 90 até 2007.
Diferentemente do que vinha dizendo, a candidata do PSB votou, quando era senadora, quatro vezes contra o tributo --duas na emenda à Constituição enviada em 1995 por Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para criá-lo e duas em 1999, na votação de sua prorrogação.
Marina afirmava que, como prova de que não faz "oposição por oposição", havia contrariado seu então partido, o PT, e votado a favor da CPMF proposta pelo governo tucano. Mas, na verdade, só votou a favor da regulamentação da cobrança

Estadão - 30/09/2014
Votação da CPMF vira arma contra ex-ministra

MARINA É CANDIDATA DO AGRONEGÓCIO, AFIRMA SEU ASSESSOR  JOÃO PAULO CAPOBIANCO
Estadão
Marina é ‘maior aliada’ do agronegócio, diz assessor
Representante da candidata em evento do setor defende propostas da ex-ministra e afirma que agenda sustentável é exigência internacional

LIQUIDAÇÃO DA FATURA
Mosaico Político - 30/09/2014
PT nega, mas adota estratégia para tentar vencer no primeiro turno
A estratégia para o confronto direto com a presidenciável Marina Silva (PSB) já começou a ser usada no último fim de semana, a uma semana do primeiro turno da eleição

FIDELIX, TRUCULENTO E COM COMPORTAMENTO NAZISTA, INCITA PRÁTICA DE CRIMES HOMOFÓBICOS
Estadão - 
Fidelix vai ser acusado de incitar o ódio
Organizações de defesa dos direitos homossexuais e órgãos públicos vão apresentar denúncia coletiva contra declarações de candidato

SUPLICY DESISTE DE "FALAR VERDADES" SOBRE SERRA

SUPLA É UM GENTLEMAN
Folha - Coluna da Mônica Bergamo - 30/09/2014
Suplicy planeja atacar Serra, mas depois desiste
O PT pressionou Eduardo Suplicy a partir para o ataque contra José Serra, seu adversário na campanha para o Senado. No domingo, Suplicy disse à coluna que estava disposto a "falar verdades" e apontar contradições do tucano, que tem 37% das intenções de votos contra 30% do petista, segundo o Datafolha. Ontem, acabou desistindo. "Vou usar o pouco tempo de campanha que resta para continuar ressaltando os aspectos positivos do meu mandato."

MP E PF INVESTIGAM JOSÉ SERRA POR SUA PARTICIPAÇÃO NO CARTEL DE CORRUPÇÃO DE TRENS
A Tarde / Estadão - 29/08/2014
PF cita Serra como 'investigado' no cartel dos trens

ABCDMaior - 25/02/2014
MP investiga Serra por omissão sobre cartel do Metrô
O promotor Silvio Antonio Marques, do Ministério Público de São Paulo, abriu inquérito civil para apurar suposta omissão do ex-governador José Serra, na gestão de 2007 a 2010, em coibir a ação do cartel do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
O deputado João Paulo Rillo (PT) recebeu, na semana passada, ofício sobre o inquérito, instaurado em novembro de 2013, a partir de representação do próprio Rillo junto com os deputados Carlos Neder, Adriano Diogo e Francisco Campos Tito, todos do PT

PLEBISCITOS POPULARES: GOVERNOS DO PSDB EM SÃO PAULO DÃO TRATAMENTOS DIFERENTES PARA PLEBISCITOS SEMELHANTES

EM 2002, PLEBISCITO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA ALCA FOI AUTORIZADO PELO PSDB NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS; EM 2014, PLEBISCITO SOBRE REFORMA POLÍTICO FOI PROIBIDO POR ALCKMIN
TVT
Vídeo: Governo de SP proíbe Plebiscito Popular em escolas 

RBA
Governo Alckmin impede votação e discussão de plebiscito nas escolas
Organizadores da consulta popular no ABC paulista acreditam que o comunicado do estado, impedindo o debate nas instituições de ensino, culminou numa ação truculenta das escolas para impedir a votação